terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BARACK OBAMA VOLTOU A FAZER HISTÓRIA


  1. A tomada de posse de Barack Obama foi, novamente, um acto espectacular. Mesmo assim, foi menos emotivo que em 2009, pois que se tratou da marcação do início do seu segundo mandato.

 

  1. O ineditismo do primeiro mandato e o simbolismo da primeira tomada de posse tiveram, sobretudo, muito a ver com o facto de Barack Obama ser o primeiro afro-americano a ascender à Presidência dos EUA, trazendo para o cimo da memória colectiva o historial da dura luta dos negros norte-americanos pela conquista dos seus direitos civis.

 

  1. No dia 20 de Janeiro de 2009, vimos Barack Obama, em apoteose, desfilar a caminho da Casa Branca. Lembrei-me, então, do percurso do Reverendo Doutor Martin Luther King Jr., em especial, do ano de 1963 quando – diante do Lincoln Memorial, em Washington, D.C., no culminar da famosa Marcha por Empregos e por Liberdade – o Doutor Martin Luther King desvendou o seu “sonho” de, no futuro, haver nos EUA uma coexistência harmoniosa entre negros e brancos. Na realidade, um Presidente afro-americano nos EUA não significa, por si só, o fim dessa longa caminhada – mas constitui uma etapa decisiva desse grande desígnio.

 

  1. Não foi por um erro acaso que o Reverendo Doutor Martin Luther King Jr. escolheu aquele local para fazer a sua histórica intervenção. Cem anos antes, em 1863, no dia 1º de Janeiro, ali mesmo naquele local, em Gettysburg, entre os estertores da “Guerra da Secessão de 1861-65”, o Presidente Abraham Lincoln discursara perante os seus concidadãos alertando para o facto de aquele conflito não envolver apenas o direito dos estados Confederados do Sul se separarem da União norte-americana. Era, sim – dizia ele – sobretudo, a luta entre o Norte anti-esclavagista e o Sul esclavagista. Era, também, uma luta que possibilitaria, ou não, a edificação na terra de uma sociedade baseada nos princípios da igualdade. Por isso, o Presidente Abraham Lincoln simboliza o combate contra a escravidão nos EUA.

 

  1. O segundo mandato de Barack Obama tem agora um significado bastante simbólico: a luta por um maior equilíbrio na sociedade norte-americana, opondo-se, frontalmente, ao conservadorismo económico e social que predomina na ala dura republicana. O Presidente Barack Obama deixou, assim, de “correr o risco” de ficar para a história apenas como “O Primeiro Presidente Negro dos EUA”.

 

  1. As facções predominantes no Partido Republicano são adeptas de uma intervenção mínima do Estado na regulamentação da economia e na criação de postos de trabalho. Defendem, ainda, a redução de impostos para os mais ricos e para os ganhos de capital, alegando que isso estimula a “actividade económica”. Contabilizam as despesas sociais como “gasto público”.

 

  1. Do lado do Partido Democrata e, em especial, para aqueles que se revêem nas propostas de Obama, é necessário uma intervenção mais activa do Estado na geração de empregos e um sistema de impostos que penalize menos a classe média e que não agrava ainda mais a débil situação dos mais pobres.

 

  1. O democrata Barack Obama defende um tratamento mais tolerante relativamente à questão dos imigrantes, contrariamente à agressividade e quase xenofobia que caracteriza o republicanismo mais radical.

 

  1. Os radicais xenófobos que existem no seio dos republicanos colocam os seus questionamentos relativamente à imigração em termos de defesa da integridade nacional, cultural e até mesmo religiosa.

 

  1. Por seu lado, os democratas que seguem as ideias de Obama são mais abertos à multiculturalidade e à miscigenação social. Foi com esse discurso que Barack Obama conseguiu penetrar mais facilmente no chamado “voto latino”, um voto cada vez mais crescente.

 

  1. Não foi por um mero acaso que uma das grandes “estrelas” da Convenção Democrata de Setembro, em Charlotte, na Carolina do Norte – que antecedeu o período eleitoral – foi precisamente Julian Castro, Prefeito de San António.

 

  1. O privilégio dado a Julian Castro terá sido um claro “sinal” dado aos latinos sobre a sua crescente importância económica, política e social. Ou até mesmo uma espécie de “passagem de testemunho”, tal como sucedeu há 8 anos, quando Barack Obama discursou na Convenção dos Democratas, passando de um quase obscuro político a uma estrela candente…

 

  1. Outro ponto de viragem, de clara demarcação ideológica deste Presidente será a questão dos direitos dos homossexuais. Ele conseguiu pôr fim à discriminação sexual no seio das Forças Armadas e, agora, no discurso de posse, tomou posição clara quanto aos direitos iguais para os gays. Com isso, Barack Obama desfez mais um tabu.

 

  1. Todo esse conjunto de facto fará dele um Presidente para ser recordado durante muito tempo – e não apenas em função da cor da sua pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário