quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O GRANDE ESTRATEGA MILITAR VO NGUYEN GIAP


  1. No dia 4 de Outubro, o meu irmão Vicente enviou-me uma mensagem por SMS, dando notícia da morte de Vo Nguyen Giap, o general vietnamita que será para sempre lembrado como o estratega militar que derrotou as tropas francesas na emblemática “Batalha de Dien Bien Phu” e, depois, comandou a chamada “Ofensiva do Tet” que conseguiu estremecer o poderio militar norte-americano, numa sucessão de combates que conduziram à reunificação do Vietname.

 

  1. As acções militares do general Vo Nguyen Giap motivaram os povos até então colonizados. Daí que se tenha transformado num referencial e seja património histórico comum de várias gerações.

 

  1. A minha geração política tomou conhecimento histórico da “Batalha de Dien Bien Phu”, mas teve já o privilégio de acompanhar com enorme ansiedade os pontos mais altos dos encarniçados combates travados no Vietname entre os homens comandados pelo general Vo Nguyen Giap e as tropas norte-americanas.

 

  1. Na “Batalha de Dien Bien Phu” colocaram-se em campos opostos os guerrilheiros do Viêt Minh – o movimento independentista do Vietname dirigido por Ho Chi Minh – e as forças expedicionárias francesas do Extremo Oriente.

 

  1. A “Batalha de Dien Bien Phu” foi o culminar de um combate desigual entre um exército irregular asiático, pobre e praticamente parco de recursos, contra o poderio militar da França, naquela que ficou então conhecida como a mais longa e a mais mortífera batalha do pós-Segunda Guerra Mundial.

 

  1. Embora os norte-americanos não tenham ido verdadeiramente em socorro dos franceses, a “Batalha de Dien Bien Phu” transformou-se num dos pontos culminantes da Guerra-fria e marcou praticamente o fim do colonialismo francês no Sudeste Asiático, passando a vez à influência americana.

                   

  1. O colapso militar francês deu-se no dia 7 de Maio de 1954, após várias semanas de cerco e aniquilamento levados a cabo pelos cerca de 80.000 homens comandados pelo general Vo Nguyen Giap. Reza a história que a França envolveu um efectivo militar composto por mais de 14.000 homens, integrando diversas armas, com equipamentos dos mais sofisticados para a época, incluindo aviação, artilharia pesada, pára-quedistas, blindados e cavalaria. As forças expedicionárias francesas perderam perto de 3.000 homens. Os restantes 11.700 foram feitos prisioneiros, dos quais apenas 3.290 regressaram vivos à França. Por sua vez, os efectivos vietnamitas perderam 23.000 homens.

 

  1. A “Batalha de Dien Bien Phu” tem o seu início com a ocupação da planície com o mesmo nome por parte de efectivos do exército francês. A região, até então detida pelos homens do Viêt Minh, era de grande importância estratégica devido ao facto de possuir uma pista de aterragem construída pelos japoneses, além de ser rica do ponto vista agrícola e, assim, servir de fonte de abastecimento logístico aos guerrilheiros. Com a pista de aterragem, Dien Bien Phu serviria de ponto de ligação com Hanói, a capital.

 

  1. Vo Nguyen Giap percebeu a importância estratégica da região e decidiu fazer o envolvimento das forças francesas. Para isso, socorreu-se também de cerca de 250.000 populares que transportaram pela selva e às costas material de guerra pesado e desmontado peça por peça através de uma rota prévia e cuidadosamente traçada.

 

  1. Com Dien Bien Phu cercada, os homens do general Giap efectuaram um bombardeamento massivo com peças de artilharia, dizimando os ocupantes. Os combates terminaram num épico confronto corpo-a-corpo, com armas brancas, deixando no terreno um verdadeiro tapete de mortos, de um lado e do outro.

 

  1. Foram pormenores dessa batalha que alimentaram e estimularam o espírito combativo das gerações de revolucionários que, entretanto, emergiram em todos os continentes, tendo como referencial o general Vo Nguyen Giap. Foi ele também que se transformou, posteriormente, no estratega de outro grande momento da história da luta dos povos contra a ocupação estrangeira – a famosa “Ofensiva do Tet”, já com os norte-americanos como adversários.

 

  1. A “Ofensiva do Tet” – assim chamada porque teve lugar no primeiro dia do ano do calendário lunar tradicional vietnamita (31 de Janeiro de 1968) – envolveu efectivos norte-americanos e de outros seus aliados, assim como o exército sul-vietnamita, contra os guerrilheiros vietcongs (comunistas do Vietname do Sul) e tropas regulares do Vietname do Norte. Travaram-se combates em 36 cidades do Sul do Vietname, inclusive, na capital Saigão e na antiga capital imperial Hué. Nem a própria embaixada americana em Saigão foi poupada.

 

  1. Do ponto de vista militar, não se pode dizer que os revolucionários vietnamitas tenham obtido uma vitória, como sucedera 14 anos antes com os Viêt Minh contra os franceses. Os vietcongs e os seus aliados do Norte perderam 3 dezenas e meia de milhar de homens, contra os 1.100 mortos norte-americanos e perto de 3.000 mortos militares sul-vietnamitas. Só na Batalha de Hué, os vietcongs perderam mais de 5 mil homens durante um mês de combates.

 

  1. O mérito da “Ofensiva do Tet” mede-se mais pelo forte impacto político que teve na opinião pública norte-americana e mesmo na opinião pública mundial. À “Ofensiva do Tet” seguiu-se um período de conversações em Paris, na busca de uma “retirada honrosa” dos norte-americanos e à “vietnamização” da guerra que culminou com a derrota do Sul e a unificação forçado das duas partes do Vietname.

 

  1. Mais uma vez esteve em destaque na estratégia militar o génio de Vo Nguyen Giap – esse pequeno mas grande homem, professor de História – que, juntamente com Ho Chi Minh, se transformou em uma das grandes memórias do povo do Vietname.

 

  1. Ele morreu agora, aos 102 anos de idade, envolvido por um sentimento de grande carinho e reconhecimento por todos aqueles que transportaram dentro de si o sentimento de verdadeiro apego à Liberdade.

1 comentário:

  1. Era apenas um professor de história e deixou uma lição para seus fortes inimigos a França e USA " Toda a guerra deve ser ganha pelo intelecto e não pela força, não avance contando apenas com o poderio militar"

    ResponderEliminar